Otimizando seu espaço de banana para aplicação de etileno
Como fonte de potássio, item de café da manhã, ou fornecimento rápido de energia, as bananas são adoradas pelos consumidores do mundo inteiro. Como um amadurecedor, fornecer aos clientes a mais alta qualidade, bananas perfeitamente amadurecidas disponíveis deve ser um objetivo em toda a indústria de produtos frescos. O primeiro passo para fornecer aos clientes bananas de qualidade excepcional é preparar e otimizar salas de amadurecimento de bananas para aplicação de etileno.
Preparando sua sala de amadurecimento
As bananas se machucam facilmente, verdes ou maduras. O manuseio cuidadoso em todas as etapas reduzirá os hematomas e permitirá que você venda as bananas por mais dinheiro. Além disto, as seguintes recomendações são sugeridas dentro das salas de amadurecimento das bananas:
- A sala deve ser o mais hermética possível para evitar que muito do etileno vaze para fora.
- Deve ser suficientemente isolado para poder manter adequadamente a temperatura ambiente
- Deve ter refrigeração adequada; o equipamento de refrigeração deve ter a capacidade de controlar com precisão a temperatura da polpa.
- Pode precisar de equipamento de aquecimento para manter a temperatura ambiente adequada em tempo frio.
- As salas devem ser construídas de modo que o caminho do fluxo de ar do sistema de refrigeração, através da carga, e de volta ao sistema de refrigeração esteja desobstruído.
- O ar refrigerado na sala deve sempre circular uniformemente em toda a carga.
- Para garantir a melhor qualidade da fruta amadurecida, recomendamos consultar especialistas em projeto e construção de salas.
Salas de Amadurecimento Pressurizadas
Talvez o avanço mais importante na maturação das frutas desde o advento da caixa de bananas seja o desenvolvimento das Salas de Maturação Pressurizada. A característica chave destas salas é que o ar condicionado é forçado através do produto, em vez do produto ser apenas armazenado em uma sala com temperatura controlada. O sistema passa ar através de cada caixa ou série de caixas antes de retornar ao evaporador. Portanto, qualquer "empilhamento de ar" ou "cross-tacking" de caixas não é necessário, e o resultado é um menor manuseio da fruta e uma melhor qualidade do produto. Para salas não pressurizadas, as caixas de bananas devem ser "empilhadas a ar". Ou seja, as caixas devem ser dispostas em um padrão offset para permitir que o ar circule entre todas as caixas, já que um projeto de sala não pressurizada não passará ar através das caixas, mas ao redor delas.
O fluxo de ar em toda a produção é incrivelmente importante, pois as bananas são extremamente sensíveis à temperatura. Podem ocorrer danos por "resfriamento" ou "cozimento" se a fruta estiver sujeita a temperaturas abaixo de 56° F ou a temperaturas excessivamente altas por várias horas. A exposição a temperaturas irregulares pode ser identificada por coloração externa. A fruta resfriada faz com que a casca tenha uma aparência cinza esfumaçada e sem brilho (isto pode não aparecer por 18 a 24 horas após a ocorrência do resfriamento). Bananas cozidas resultam em uma casca que tem aparência marrom a laranja, pode ser macia e ter uma vida útil curta.
Recomendações de Aplicação de Etileno
Uma vez que o controle de qualidade adequado seja feito para a carga de bananas, a quantidade de tempo que o etileno é aplicado às bananas varia de acordo com a maturidade da fruta. Inicialmente, o etileno deve ser aplicado por um mínimo de 24 horas durante a fase inicial do ciclo de amadurecimento (recomendamos 100-150 PPM).
Para conseguir isso, as configurações do gerador de etileno dependerão do tamanho da sala de cura. Deve-se observar que todas as salas variam em termos de sua estanqueidade ao ar, portanto, se for necessária uma determinação mais precisa do PPM, recomenda-se o teste de ar para os níveis de PPM de etileno.
Veja aqui as instruções de operação do Gerador de Etileno
Os maturadores podem seguir as diretrizes de maturação de bananas listadas no gráfico "Guia Sugerido para a Maturação de Bananas" que inclui recomendações adicionais de temperatura, índice de cor e ventilação da polpa. Quando as bananas estão amadurecendo, elas liberam dióxido de carbono que se acumulará em uma sala de amadurecimento. A produção de CO2 começa quando a fruta amadurece entra na fase "climatérica" ou no período em que as bananas liberam etileno e têm uma elevada taxa de respiração (juntamente com muitas outras mudanças fisiológicas). A respiração envolve a absorção de oxigênio, a liberação de dióxido de carbono e a decomposição de amidos e féculas. Concentrações de dióxido de carbono acima de 1% (10.000 ppm) retardarão a maturação, retardarão os efeitos do etileno e causarão problemas de qualidade. Portanto, recomenda-se ventilar as salas abrindo as portas por 20 minutos a cada 12 horas, após as primeiras 24 horas de amadurecimento, ou por controle automático. Informações mais detalhadas a respeito da importância da ventilação das salas podem ser encontradas aqui.
Fontes:
UC Davis. Guia Sugerido para a Maturação da Banana.
A Universidade da Califórnia, Divisão de Agricultura e Recursos Naturais. "Publicações do Centro Pós-colheita". UC Postharvest Technology Center, 2021, postharvest.ucdavis.edu/Library/Postharvest_Center_Publications/.
A Universidade da Califórnia, Divisão de Agricultura e Recursos Naturais. "Publicações do Centro Pós-colheita". UC Postharvest Technology Center, 2021, postharvest.ucdavis.edu/Library/Postharvest_Center_Publications/.