Dicas para o amadurecimento da manga

Veja nosso página do blog para informações atualizadas sobre como as mangas maduras e prontas para comer aumentam as vendas

Protocolo de Maturação:

Avaliação da maturidade
Durante todo o processo de amadurecimento, é fundamental avaliar o nível de maturidade interna das mangas. Embora a cor externa possa dar alguma indicação de amadurecimento, a medição de outros índices de maturidade, como a firmeza da polpa e o SSC (Conteúdo de Sólidos Solúveis - BRIX), é fundamental. O National Mango Board (NMB) dos EUA tem um pôster para ajudar nessa tarefa. Aqui estão links para penetrômetros e refratômetros bem conhecidos para garantir que a fruta tenha a firmeza e o teor de SSC adequados.

Tipo de sala de amadurecimento
Os sistemas de amadurecimento com ar forçado são os melhores para obter resultados mais consistentes e maior prazo de validade após o tratamento com etileno. Tirar o calor da manga é fundamental para obter mangas melhores ao condicionar com etileno.

Período de aquecimento e aplicação de etileno
Antes do início do amadurecimento, é fundamental que a temperatura da polpa da fruta seja elevada para 16,7 a 20°C (62 a 68°F). Após esse período de aquecimento em que a temperatura da polpa da fruta se estabiliza, aplique 100-150 ppm de etileno por aproximadamente 48 horas. O tempo real de exposição ao etileno é determinado pela maturidade da fruta, a época do ano, o país de origem e a variedade da manga.

Por que etileno nas mangas?
O etileno é um hormônio vegetal natural que converte o amido em açúcar no grupo de frutas climatéricas. Em condições naturais, as bananas e mangas liberam uma quantidade baixa de etileno em comparação com maçãs, peras e abacates a 68°F. Essa é a razão pela qual ajudamos a fruta fornecendo etileno no gerador, criando melhor amadurecimento e uniformidade.

A umidade é muito importante e deve ser mantida em 90-95%.

Dióxido de carbono
Assim como no amadurecimento de abacates, bananas, tomates e outras frutas, o CO2 se acumulará durante o amadurecimento. Se não houver um sistema de ventilação automática, certifique-se de ventilar a sala aproximadamente a cada 12 horas, abrindo as portas por 20 minutos, mesmo durante a aplicação de etileno. O nível real de CO2 deve ser mantido abaixo de 1% para o amadurecimento adequado.

Aplicação pós-etileno / Temperaturas de armazenamento
Após a aplicação do etileno, mantenha a temperatura da polpa entre 16,7 e 20°C (62 e 68°F) até atingir o nível desejado de amadurecimento (conforme determinado pelo teste de pressão da fruta). O amadurecimento e o amolecimento da polpa da manga continuarão em um ritmo bastante consistente depois que as mangas tiverem recebido o tratamento com etileno (melhor para serviços de alimentação e processadores; para o varejo, resfrie conforme descrito a seguir).

Para ajudar a preservar a vida útil, para todas as variedades, exceto Kent e Honey, armazene a fruta madura a 10°C (50°F) em um ambiente de alta umidade e envie logo para o destino final. Para evitar danos causados pelo frio nas variedades Kent e Honey/Ataulfo, não armazene abaixo de 12,2°C (54°F).

Para mais informações sobre mangas e outras frutas, visite o site do UC Davis Postharvest Technology Center. Um grande recurso para qualquer Maturação de Frutas é uma publicação da UC Davis intitulada "Fruit Ripening & Ethylene Management". Outro recurso é o cartaz de maturidade do US National Mango Board.

Estas recomendações foram reunidas a partir de um número diversificado de fontes para uso por clientes de Catalytic Generators, LLC. Embora tenhamos feito grandes esforços para fornecer técnicas de amadurecimento precisas e atuais, os Geradores Catalíticos não dão garantias quanto a essas recomendações ou à aplicabilidade de tais informações a uma determinada operação de amadurecimento. Observe que não fornecemos estas recomendações como um substituto para especialistas técnicos em amadurecimento; se tivermos problemas de amadurecimento ou iniciar um programa de amadurecimento, sugerimos que os profissionais sejam consultados.