Na Catalytic Generators, LLC em Norfolk, consideramos a cura do tabaco uma de nossas especialidades. Nossos geradores de cura de tabaco e concentrado de etileno são os mais seguros e fáceis de usar, e os mais eficazes.
Nosso gerador converte o Ethy-Gen® II Concentrado em etileno, um poderoso hormônio vegetal natural que atua como um estimulante para acelerar a cura das folhas de tabaco. O etileno produzido é descarregado no ar da unidade de cura durante a primeira etapa (amarelamento) da cura, geralmente por 24 horas. O gerador não deixa resíduos nas folhas curadas. O tabaco do talo inferior pode ser ajudado tanto quanto a folha do talo superior.
O gerador pode ser efetivamente utilizado em uma cultura de fácil cura ou normal, bem como em culturas difíceis de curar. (Para a cura de culturas úmidas, em estresse hídrico ou sobre-fertilizadas, ver seção sobre condições climáticas e de cultivo).
O etileno produzido pelo gerador acelera todo o processo de cura, incluindo o amarelamento, o murchamento (flopping) e a secagem da folha e do caule. É muito importante quando se usa o gerador, tomar cuidado para não colorir em demasia ou permitir que as temperaturas permaneçam por muito tempo a altas temperaturas antes de completar a cura. Tabaco escurecido ou avermelhado pode resultar se os ajustes necessários não estiverem no cronograma de cura. (Veja as seções abaixo).
O tabaco devidamente curado com Ethy-Gen® II tem menos beatas verdes, fibras verdes e outras fora de cor. O Ethy-Gen® II tratado com Ethy-Gen® II geralmente classifica mais alto e traz um preço mais alto. O uso do Ethy-Gen® II pode cortar até 32 horas de tempo de cura, reduzindo os custos de energia e permitindo a reutilização antecipada do sistema de cura.
Quando é necessário curar o tabaco maduro, amarelo e verde maduro (ou variedades separadas com diferentes características de cura) juntos, o gerador ajuda a assegurar uma cor mais uniforme durante toda a cura.
Como instalar e usar nossos geradores de cura de tabaco
Nota: Folhas maduras apenas de colheita
-
Veja o diagrama à esquerda
a. FORNO NO FINAL: Faça um furo de 5/8″ - 3/4" (16-19 mm) através do piso da sala do forno próximo ao forno. Aparafusar o tubo no gerador e colocar o gerador no piso da sala do forno próximo ao furo. Dobrar a extremidade do tubo e inserir a ponta através do furo no fluxo de ar. Posicione o tubo de modo que a ponta aponte com o fluxo de ar.
b. FORNO NO CENTRO: Faça um furo de 5/8″ - 3/4" (16-19 mm) no piso ou duto de ar em um ponto em que o fluxo de ar seja dividido uniformemente entre as salas. Aparafusar o tubo no gerador e colocar o gerador no piso da sala do forno ao lado do furo. Permitir que o tubo se dobre para baixo com o fluxo de ar.
c. UP-DRAFT FAN UNITS: Faça um furo de 5/8″ - 3/4" (16-19 mm) através do piso próximo ao forno. Aparafusar o tubo no gerador e colocar o gerador no piso da sala do forno próximo ao furo. Inserir a ponta do tubo através do orifício no fluxo de ar. Posicione o tubo de modo que a ponta do tubo aponte com o fluxo de ar.
-
1 - Se o tabaco tiver água superficial nas folhas do orvalho ou da chuva, remova antes de usar o gerador.
2 - Quando pronto para usar o gerador, feche firmemente todas as portas e aberturas de ventilação a fim de manter o etileno o máximo de tempo possível. A unidade de cura deve ser fechada hermeticamente.
3 - Para melhores resultados, deixe os queimadores desligados ou defina uma temperatura muito baixa. Se possível, mantenha uma temperatura de lâmpada seca de 70° a 90° F. Ligue o ventilador (se equipado) para circular o ar.
4 - Coloque o gerador e o tubo, se utilizado, na posição correta. Conecte na tomada elétrica aterrada apropriada (painel lateral ou frontal do gerador indicará 120 ou 240V).
5 - Encha o reservatório do gerador com Ethy-Gen® II, e feche a tampa.
4 - Selecione a taxa de conversão de etileno (2 - 4 quartos por 24 horas) em relação ao seu tabaco e condição de unidade de cura.
5 - Ligue a energia do gerador. Em poucos minutos, o hormônio natural das plantas, o etileno, está sendo produzido.
6 - Seguir os procedimentos de cura, com gerador ligado e ETHY-GEN® II no reservatório.
7 - Ao final do período de aplicação do etileno, desligue a energia do gerador. Completar o processo de amarelamento, ajustando a temperatura do queimador e os amortecedores como de costume.
8 - É importante verificar a cura regularmente após o tratamento. Todas as etapas da cura são normalmente aceleradas, e é necessário quase sempre subir a temperatura de cura mais rapidamente do que em uma folha não tratada. Quando as temperaturas do tabaco tratado não são aumentadas na taxa correta, pode resultar em folhas de coloração excessiva, marrom ou avermelhadas.
As taxas de respirações nas folhas aumentarão; mais água do que o normal pode pingar da folha durante o amarelecimento e a secagem da folha. Isto é normal.
-
Siga as instruções básicas sugeridas.
Observe a coloração, o murchamento e todas as condições durante a cura com mais cuidado do que quando não estiver usando o gerador
Ajuste seu cronograma de cura conforme necessário para acompanhar, ou mesmo antecipar, as mudanças na folha à medida que a cura avança.
Curar o tabaco é uma arte mais do que uma ciência exata: use seu próprio bom senso e senso comum.
-
Ano Seco (Seca) Tabaco: difícil de amarelar, baixo teor de umidade - use de um a quatro quartos adicionais de Ethy-Gen® II ou um total de cinco a oito quartos para melhorar a cor e a qualidade da cura e para encurtar o tempo total da cura.
Ano Úmido Tabaco: cheio de umidade, às vezes subutilizado por causa da lixiviação; fino, fácil de amarelar. Ethy-Gen® II remove a umidade mais rapidamente, fazendo com que a folha murche mais rapidamente; encurta o tempo de cura. Normalmente são necessários apenas dois a quatro quartos.
Tabaco sobre-fertilizado, verde, "Rank": Quando este tipo de tabaco não puder ser deixado no campo para amadurecer corretamente, use quatro a oito quartos de Ethy-Gen® II tendo cuidado, como de costume, para não colorir em excesso.
-
Não derramar nenhum líquido além do Ethy-Gen® II no gerador. Danos ao gerador e a criação de gases perigosos podem resultar em danos ao gerador. O cliente é responsável pelo custo de qualquer reparo devido a danos ao gerador alugado. Ethy-Gen® II está registrado na Agência de Proteção Ambiental (EPA) como um pesticida (regulador de crescimento de plantas), EPA #37433-1, e deve ser usado de acordo com as instruções sob pena de sanções da Lei Federal. Somente os reguladores de crescimento de plantas como Ethy-Gen® II e etileno que estão registrados na EPA são legais para uso em tabaco.
O etileno é explosivo. Não usar mais de um gerador por celeiro. Não utilizar outros dispositivos de aplicação de etileno ao mesmo tempo.