Etileno... mais do que apenas um "gás"

"Os frutos climatéricos podem amadurecer depois de serem colhidos e continuar a se desenvolver até a maturidade fisiológica completa quando removidos da planta"
Tomates verdes maduros e maduros

Nas notícias, você ouvirá sobre a "gaseificação" de etileno em frutas tropicais e tomates. O etileno é um "gás"? Claro que sim, assim como a água é um líquido (bem, em temperatura ambiente). Mas quando se trata do amadurecimento de frutas, descrever o etileno como apenas um gás é muito humilhante para um contribuinte tão poderoso para a civilização moderna!

O etileno é um hormônio vegetal natural muito benéfico que nos permite desfrutar de abacates, bananas, tomates e muito mais. Colhidas em um estado verde, mas fisiologicamente maduro, essas frutas (sim, um tomate é uma fruta!) amadurecem naturalmente quando expostas ao etileno. Com a receita certa em uma sala de amadurecimento (tempo, temperatura, ventilação, umidade, fluxo de ar, etileno), frutas de excelente sabor e prontas para consumo estão disponíveis para nós o ano todo.

Então, a gaseificação é a terminologia correta para esse processo? Não, as frutas não são "gaseadas", mas "amadurecidas". São usadas salas de amadurecimento, não salas de gás. Nessas salas de amadurecimento, a simples exposição de partes limitadas por milhão (ppm) de etileno fará com que essas frutas iniciem sua liberação natural de etileno interno e comecem seu processo de "amadurecimento".

Esses tipos de frutos verdes maduros são classificados como climatéricos... o que significa?

  • Elas podem amadurecer depois de colhidas e continuar a se desenvolver até a maturidade fisiológica total quando removidas da planta.

  • Eles criam seu próprio etileno.

  • Eles respiram e criam dióxido de carbono (por isso a necessidade de ventilar as salas de maturação).

Um dos maiores benefícios desse processo para essas frutas climatéricas é que a colheita pode ocorrer antes que a fruta esteja macia e mais suscetível a danos. Isso permite que os produtores enviem as frutas por longas distâncias, que os varejistas tenham menos perdas e que os consumidores tenham uma fruta boa e pronta para o consumo!

Portanto, não deixe que os pessimistas do etileno o assustem com a palavra gás! Lembre-se de que esse é um processo natural em frutas fisiologicamente maduras. O etileno é permitido até mesmo para o amadurecimento de frutas tropicais orgânicas, mais uma evidência de sua existência natural. Etileno e amadurecimento de frutas... contribuintes úteis e úteis para a civilização moderna!

Anterior
Anterior

Ethy-Gen II obtém aprovação da BVL

Próximo
Próximo

A importância da maturação pós-colheita e dos testes de produtos frescos