A importância da maturação pós-colheita e dos testes de produtos frescos
O manuseio pós-colheita de algumas frutas envolve etapas adicionais que são críticas para seu sucesso no varejo. A maturação com etileno garante que várias dessas mercadorias estejam em seu estado ideal de maturação e alcançarão um estágio confiável e pronto para comer no momento certo. O etileno é um hormônio vegetal natural que várias frutas liberam quando entram em seu estágio climatérico, o período em que a respiração da fruta aumenta e os amidos se convertem em açúcares.
Ter salas de maturação de qualidade é fundamental para ter um processo de maturação bem-sucedido, diz Gary Campisi, Presidente da Campisi Produce Consulting, LLC. Ele enfatiza que salas de amadurecimento são apenas um dos vários elementos críticos, no entanto, e discute cada um deles.
"O primeiro desses elementos é garantir que você tenha um fornecedor que forneça um serviço de etileno de alta qualidade... qualidade em seus geradores de etileno, concentrado de etileno e suporte ao cliente", diz Campisi. Um mínimo de 100 partes por milhão (ppm) é geralmente recomendado para a maioria das frutas, e o equipamento de etileno deve ser capaz de produzir e manter o nível correto durante todo o período de aplicação do etileno.
Campisi diz que ele tem perguntado com freqüência qual fornecedor de etileno ele recomenda. "Os fornecedores de etileno precisam entregar etileno de qualidade consistente a um preço competitivo e de forma oportuna. Seus geradores precisam ser confiáveis, para que o amadurecedor tenha um alto nível de confiança". Eu usei geradores catalíticos durante toda minha carreira; comecei a trabalhar com eles nos anos 80 e descobri que eles são fáceis de usar, confiáveis e fornecem uma quantidade consistente de concentração de etileno que pode ser refinada para cada mercadoria".
O etileno, embora valioso no amadurecimento, pode ser muito perigoso por ser explosivo. Este risco é eliminado ao utilizar os geradores de etileno da Catalytic. Campisi se baseia em sua experiência e salienta que "ao considerar o uso do etileno puro que é entregue através de tanques comprimidos, você deve ter muito cuidado porque está lidando com o etileno em grandes quantidades, que é um produto altamente explosivo e em um tanque pressurizado". O etileno produzido em geradores de etileno modernos não me diz respeito". É seguro, e a aplicação é fácil de executar".
O próximo elemento crítico para o processo de amadurecimento é garantir que você tenha frutas de qualidade para amadurecer. Campisi diz que conhecer a maturidade da fruta e a qualidade geral é extremamente importante antes de iniciar o processo de amadurecimento com etileno. "Tendo este conhecimento, o amadurecedor pode determinar o ciclo adequado, as temperaturas e o etileno necessário para uma determinada mercadoria". Ele também acrescenta que há momentos em que uma determinada fruta está em um nível de maturação que não requer tratamento com etileno. A compreensão da maturidade da fruta, juntamente com a sazonalidade, ajudará o amadurecedor a determinar quando iniciar o processo de amadurecimento com etileno e a que temperatura.
Campisi recomenda as ferramentas certas para isso. "O instrumento apropriado para determinar a maturidade de abacates, mangas e peras é um penetrômetro. Para as bananas, uma faca afiada e acuidade visual são importantes. Naturalmente, um termômetro de polpa preciso e calibrado é fundamental para o gerenciamento do processo de maturação de todas estas frutas". Por que a calibragem é tão importante? "Consistência", de acordo com Campisi, é a expectativa para todos os grandes programas de amadurecimento. "A utilização de ferramentas calibradas é um fator importante para alcançar a consistência necessária para um programa de amadurecimento bem sucedido".
A empresa irmã da Catalytic é a QA Supplies, que possui uma linha completa destas e de outras ferramentas de gestão de qualidade, além de oferecer serviços de calibração.
O elemento crítico final é a programação - a criação de um plano de maturação para garantir que a quantidade precisa de fruta, na maturação adequada, seja alcançada diariamente para cada cliente. Embora o passo anterior de conhecer a maturidade e a qualidade da fruta seja importante para o cronograma, pois estes ditarão a velocidade de maturação, também é fundamental conhecer a demanda histórica para planejar a quantidade certa de fruta para ter pronta para o embarque.
Confiável e consistente, fruta pronta para o consumo no varejo de alta qualidade é vital para impulsionar as vendas. Tudo isso começa com as etapas corretas de manuseio pós-colheita.