Maturação do tomate

 

Estas recomendações são para tomates verdes maduros e cultivados no campo.

Para a maturação dos tomates que ainda estão na videira, em uma estufa, consulte esta página.

Temperatura adequada, umidade, circulação de ar, ventilação, etileno e tomates maduros são necessários para o amadurecimento:

  • Faixa de temperatura para maturação: 64° a 70°F (18° a 21°C)

  • Umidade para maturação e armazenamento: 85 - 95% RH (90% ideal)

  • Circulação do ar: Suficiente para proporcionar temperaturas de polpa uniformes em toda a sala de maturação.

  • Ventilação: Utilizar ventilação "fluida" ou sala de ventilação 10-20 minutos a cada 12 horas (manualmente ou por ventilador automático). Nosso diagrama de "Flow Through Ventilation", projetado para ventilar continuamente o dióxido de carbono da sala de maturação e introduzir ar fresco, resultando em uma maturação mais uniforme, pode ser visto neste link: "Diagrama Sugerido de Fluxo Através da Ventilação". Ele também descreve como calcular o tamanho do ventilador para cada sala. Os medidores de CO2 estão disponíveis para monitorar e acionar automaticamente a ventilação.

  • Etileno: Manter 100-150 ppm até atingir um "disjuntor" ou estágio #2+, geralmente 24-36 horas (dependendo da temperatura e maturidade). Ocasionalmente, meça os níveis de etileno para garantir ppm adequados.

  • Tomate maduro: Os tomates verdes maduros amadurecem após a colheita da mesma forma que amadurecem na planta, graças a uma fonte externa de etileno na sala de amadurecimento que aciona o fruto a liberar seu próprio etileno. Entretanto, os tomates imaturos responderão erraticamente ao etileno externo e possivelmente resultarão em má qualidade ou amadurecimento retardado. Colher ou receber apenas frutas maduras.

Maturação do tomate o mais rápido possível.

Sempre que possível, evite "segurar" e retardar o amadurecimento. Os tomates responderão da melhor forma e amadurecerão uniformemente quando o etileno externo for aplicado logo após a colheita. Em média, a fruta amadurecida a 64° a 70°F a um estágio de quebra pode então ser armazenada por mais de duas semanas a 55°F (12,5°C) até atingir uma cor vermelha completa (estágio #6).

Temperatura da polpa

Faça leituras regulares da temperatura da polpa (pelo menos duas vezes por dia) de cada carga de tomate e consulte essas leituras à medida que você amadurece.

Manter sempre a temperatura da polpa na faixa correta:

A maior causa dos tomates que sofrem uma grande perda no sabor e na qualidade de varejo é o frio. Quando se permite que as temperaturas da polpa de tomate saiam da faixa de temperatura adequada, os danos internos resultam em uma aparência pastosa de diminuição do sabor. Portanto, é crucial garantir que as temperaturas da polpa permaneçam acima de 12,8°C em todos os momentos e em todos os estágios de amadurecimento. Ao enviar tomates em cargas mistas a temperaturas do ar inferiores a 12,8°C, use alguma forma de proteção, como coberturas isoladas ou de plástico para segurar o calor da fruta.

Verifique os equipamentos com freqüência e as salas de teste de fumaça para detectar vazamentos de ar pelo menos uma vez por ano.

Um grande recurso para informações adicionais pós-colheita sobre tomates é a Universidade da Califórnia em Davis ou a Universidade da Flórida.

Estas recomendações foram reunidas a partir de um número diversificado de fontes para uso por clientes de Catalytic Generators, LLC. Embora tenhamos feito grandes esforços para fornecer técnicas de amadurecimento precisas e atuais, os Geradores Catalíticos não dão garantias quanto a essas recomendações ou à aplicabilidade de tais informações a uma determinada operação de amadurecimento. Observe que não fornecemos estas recomendações como um substituto para especialistas técnicos em amadurecimento; se tivermos problemas de amadurecimento ou iniciar um programa de amadurecimento, sugerimos que os profissionais sejam consultados.